Diferença entre limpeza e higienização

produtos-de-limpeza-concentrados-conjunto

Você pode até pensar que limpeza e higienização são coisas parecidas, mas agora vai descobrir que são atividades bem distintas.

Independente se o ramo é industrial ou de serviços, não confunda os processos.

O que é Limpeza?

Limpeza é um procedimento muito conhecido pela maioria das pessoas, porém pouco explorado e executado de maneira correta.

Também chamada de lavagem, a limpeza é um processo com água, acompanhado ou não de algum produto de limpeza como detergente, desincrustante ou desinfetante.  Esse método é realizado a fim de retirar sujeiras, poeira, terra e restos de alimentos, se a limpeza for mais profunda e elaborada é possível a retirada de microrganismos como fungos e bactérias.

A limpeza é o primeiro passo, indispensável para o sucesso de quaisquer outros passos, como higienização ou impermeabilização, é responsável por preparar o ambiente ou objeto para produtos mais fortes que virão posteriormente, removendo toda a sujeira da superfície. Esse processo pode ser feito manualmente ou com máquinas, por você mesmo ou uma empresa especializada.

O que é higienização?

A higienização também conhecida por sanitização ou desinfecção, é um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias.

É de suma importância, para uma higienização com sucesso, que tenha sido realizada anteriormente uma limpeza bem executada, dessa forma a superfície do objeto estará pronto para receber o próximo procedimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *